Minhas impressões sobre o Japão

Já fazem 15 anos que moro no Japão. Mesmo depois de tanto tempo morando aqui, eu não me considero, nem nunca vou me considerar japonesa. Não tem jeito, sangue latino corre fervendo nas veias. Apesar disso, tenho certeza de que, quando eu voltar ao Brasil, eu vou me sentir uma estrangeira lá também.
O contraste entre Brasil e Japão é muito grande. Gritante. Mas não se deixem enganar pelos esteriótipos japoneses. Eles são tão imperfeitos quanto nós brasileiros.
Aqui vão algumas impressões minhas sobre o Japão. Mas antes, um aviso importante:
-Em hipótese alguma eu pretendo falar mal do Japão ou dos japoneses.
-Não leve esse texto muito a sério. Nós sempre temos a tendência em exagerar as coisas. Comigo não é diferente.
-Amantes do Japão, me perdoem.
E aqui vamos nós =)

1-Os japoneses pedem desculpas por TUDO, e esperam o mesmo de você! Em um ambiente de trabalho por exemplo, se teu chefe chamar sua atenção, é bom estar com a palavra desculpa na ponta da língua e falar cada vez que teu chefe terminar uma frase. Não interessa se você é o culpado ou não. Não pedir desculpas é considerado falta de humildade e educação. Outro exemplo é nos mercados ou lojas. Na hora de pagar eles sempre perguntam se você tem o cartão da loja. Se você disser que não, eles pedem desculpas. É como se dissessem "Me desculpe pela inconveniência de ter perguntado". 

2-Os japoneses (nem todos mas a grande maioria) são absurdamente educados. Você entra em uma loja de conveniência por exemplo e, logo ao entrar vai escutar o atendente dizer "Seja bem Vindo". Aí você vai, só usa o banheiro e não compra nada. Ao sair da loja você vai escutar "Muito obrigado e volte sempre".

3-Os japoneses são muito ligados, eu diria, à palavras mágicas. Sim, aquelas palavras que mamãe ensina desde cedo. Por favor, muito obrigado, com licença. Aliás, a palavra "com licença" é uma palavra de muito poder aqui no Japão. Se quiser chamar atenção é só gritar "Com licença!" que todo mundo olha pra você. Entre os brasileiros até rola uma piadinha do tipo: "Ei, como é o nome daquele japonês ali com quem você acabou de falar?" "Sei lá, eu chamei de "com licença" e ele atendeu".

4-Aqui no Japão as ruas são todas iguais. Se você se perder meu filho, já era! Pode ligar pro amigo e dar a descrição mais detalhada possível da rua que, seu amigo vai achar uma rua igualzinha em outro estado.

5-Eu já vi mais de uma vez, no facebook, rolar um texto sobre como o Japão é perfeito e, como deveria servir de exemplo para o Brasil. Quase tudo que eu li no texto é verdade, veja bem, quase! Mas eu só quero falar de um item em particular que me chamou muito a atenção. Nele diz o seguinte:  As crianças em idade escolar devem escovar os dentes e usar fio dental após as refeições na escola para aprender a manter a sua saúde desde cedo. Eu estudei em escola japonesa e, posso dizer que é verdade, nós sempre escovávamos os dentes após as refeições, porém, nunca vi uma alma usar o fio dental. NUNCA. Mas o que me chama mesmo a atenção nessa frase é essa parte aqui: "para aprender a manter a sua saúde desde cedo". Engraçado que aqui no Japão eu posso dizer que pelo menos 80% dos japoneses com os quais eu tive contato, tinha a boca podre.

6-Os japoneses não vivem sem arroz.

7-Os japoneses são mais tarados do que muita gente pensa. Esqueça a imagem de japonês conservador, entendeu? ESQUEÇA!

8-Aparentemente, a fantasia sexual dos homens japoneses é violentar a mulher.

9-Os pais gritam e muito com os filhos, não importa o lugar. Pode ser no mercado, na loja, no restaurante, no parque, na puta que pariu. Sempre vai ter uma mãe ou um pai gritando com os filhos.

10-Japonês chupa o lamen/macarrão fazendo aquele barulho que vocês já conhecem e, ainda acham que você que é o nojento E mal educado por não fazer barulho, e ainda por cima cortar o macarrão com os dentes. Como nós ousamos cortar o macarrão com os dentes???

11-Na terra do sol nascente, os japoneses não gostam do sol. 

12-Falando em sol, não é à toa que o Japão é chamado de "a terra do sol nascente". No verão, 5 horas da manhã já tá tudo claro, 7 horas da manhã já da pra fritar ovo no asfalto, meio dia,  não sei nem o que dizer, falar que é um inferno é pouco. 6 horas da tarde parece que ainda são 4 e só lá pelas 7 da noite começa a escurecer.

13-Os transportes públicos sempre chegam no horário. 

14-Os hospitais públicos tem um ótimo atendimento. Você consegue fazer todos os exames que precisar em um dia só. O resultado também sai no mesmo dia.

15-Gente gorda aqui no Japão não tem vez. Ser gordo aqui no Japão é doença. Se você for gordo e tiver dor nas costas, o motivo é simples: você é gordo! Dor de cabeça? Culpa da gordura. Gripe? Emagreça que sara.

16-Você pode fazer de tudo em uma loja de conveniência. Sacar dinheiro, pagar o celular, enviar encomendas, receber compras feitas no Amazon, tirar xerox, passar fax, fazer compras e o diabo a quatro.

17-Os japoneses ou amam ou odeiam os estrangeiros.

18-Os japoneses se esforçam bastante para se comunicar com um estrangeiro que não saiba falar japonês. Eles apelam pra tudo, até mímica eles fazem. Muitas vezes eles falam beeeeem devagar e você se sente um retardado. Outras vezes, além de falar devagar, eles falam mais alto, como se o seu problema fosse ser surdo e não o fato de você não saber falar japonês.

19-Aqui não se comemora o Natal. Natal é um dia comum e a maioria trabalha.

20-Japonês não comemora o ano novo na véspera. Se você ouvir fogos de artifício na véspera de ano novo, pode ter certeza que é algum estrangeiro sem noção soltando os fogos.

21-Os casais japoneses não se beijam em público em hipótese alguma. Alguns nem andar de mãos dadas andam.

22-O feijão japonês é doce e eles acham muito estranho comer arroz com feijão porque na cabeça deles, nosso feijão também é doce. Mas, uma vez que eles provam nosso arroz com feijão, a maioria aprova.

23-Os japoneses acham os doces brasileiros muuuuuito doce.

24-Aqui no Japão você vê homens de terno e gravata andando de bicicleta.

Bom, acho que por hora é só. Se eu lembrar de mais alguma coisa, eu escrevo em um outro post.

Viva o Japão!

5 comentários:

Jussara Machado disse...


Oi amigaaaaaaa!!!!!!
Que bom estar de volta, seja bem vinda de novo!

Beijos
Jussara

Jorge Ramiro disse...

Minhas impressões do Japão é que é um excelente país. Eu amo comida japonesa, por isso peço comida japonesa duas vezes por semana. Eu procuro por restorando.

Anônimo disse...

Tv Uk

Feel free to surf to my website :: reminiscences

Unknown disse...

O seu blog é ótimooooooo!
Sério! Eu gosto de tudo o que você escreve, tudo bem detalhado e com humor! Eu vou acompanhar com certeza!

Unknown disse...

kkkkkkkkkkk "gripe? emagreça que sara"