Vamos criar uma nova realidade - Água

Esse post é para o Blog Action Day 2010 - Water, onde vários blogs de vários países se unem em um dia para falar de um tema que afeta todo o planeta.


Quando nós pensamos na imensidão do oceano, no mistério do mar, na calmaria de um lago, fica difícil de acreditar na realidade do que os compõem, a escassez. Afinal, é tanta água!
Pois não se deixe enganar, meu caro. Não vou colocar estatísicas, todo mundo já está, ou deveria estar, careca de saber que, em um resumo bem simples e direto, dos 99% de água existente na terra, apenas 1% é consumível.
Talvez seja radical demais dizer que, um dia toda a água do mundo vai sumir. Mas é certo dizer que, se não cuidarmos do pouco de água doce que nos resta, ao invés da escassez de água consumível, vamos ter uma escassez de sere humanos. Tudo bem, pode ser exagero, mas nem tanto!
Água contaminada e falta de saneamento básico causam mais mortes que uma guerra. A cada semana, quase 38.000 crianças com menos de 5 anos morrem por falta de água limpa e condições de higiene precárias.
É incrível o desdém que as pessoas têm, quando se trata de preservar um recurso, que é nossa fonte de vida. Existem pessoas, egoístas e ignorantes o suficiente, pra dizer que, no dia em que o mundo sofrer uma crise séria por falta de água, já não vão mais estar vivos, então pra quê se preocuparem? Eu não sei nem o que dizer à essas pessoas. Pode ser verdade, mas o que acontece com nossos filhos, netos, bisnetos?Cuidar do bem estar dos nossos é também cuidar do mundo e dos recursos naturais. E esses cuidados podem começar com você.
Muitas, das poucas fontes de água doce que temos, estão poluídas. Então que tal pararmos de jogar lixo nos rios, lagos e até mesmo nas ruas? O resultado é um pouco mais de água limpa e uma cidade bonita! Vários cuidados podem ser feitos em casa. Por exemplo:

- Fechar bem a torneira
Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

- Escovar os dentes com a torneira fechada
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta até 25 litros de água.

- Não use a mangueira como vassoura
Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

- Use um balde na hora de lavar o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos.

- Seja rápido na hora do banho
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Se for no verão, na hora de se ensaboar e lavar os cabelos, desligue o chuveiro. Se for inverno, seja mais rápido, a sensação da água quentinha é boa mas resseca a pele e os cabelos ; )

- Não jogue fora a água do aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

- Não deixe a torneira aberta o tempo todo quando for lavar a louça
Passe a esponja, ensaboe e depois enxágue tudo de uma vez.

São dicas básicas, que provavelmente todos já sabem. É difícil mudar um hábito de uma hora pra outra? É. Mas não é difícil ir tentando aos poucos. Não pense que mudar os hábitos não contribuirá para um futuro melhor. Se um ato errado da nossa parte pode afetar o mundo todo, um ato bom também pode!


O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica




Qual brasileiro não sente orgulho disso? Mas não adianta ter orgulho se não cuidar.


Essa imagem é bem interessante. Ela mostra que se toda a água existente no mundo, salgada, doce, congelada etc. fosse colocada em uma esfera, ela teria menos de 1.400km de diâmetro.

E então, vamos preservar uma das nossas fontes de vida mais importante?

6 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Legal seu post. Acho esse dia de Ação Global pela natureza muito legal! Que bom se todos se conscientizassem e tomassem pequenos cuidados como vc enunciou. Parabéns, gostei muito. beijos.

Beth/Lilás disse...

Querida Thayla!
Como é bom ver a participação de pessoa tão jovem como você neste movimento pela preservação do meio ambiente e hoje, dia especial para a Água.
Teu post está excelente, consciente, participou de maneira suscinta e global, mostrou o quanto podemos economizar com atitudes tão poucas e básicas e esta última ilustração me deixou pensativa e intrigada, olhando a imagem que é bastante emblemática, fiquei aqui pensando o que seria de nós, pobres humanos, gastadores e sem noção!
Adorei!
um super abraço carioca

Telma Maciel disse...

De todos o que mais me revolta é usar a mangueira como vassoura... Ver o povo encostado no muro da casa e com a água jorrando num lugar já limpo...
É mto bom ler essas dicas, mas melhor ainda é divulgar, né?
Um beijo!

Unknown disse...

CARACA NÃO ACREDITO!!! Eu ia fazer um post sobre isso e esqueci!!! Mas amei o seu!!!
Beijinhos, beijinhos!
A Garota Veneno!

Mika disse...

Oie Thayla,

Sobre o meu blog, como eu estava com domínio novo ele demora um pouco para entrar totalmente no ar, mas se vc não conseguir entrar me avisa =D

Adorei o seu post, essa conscientização sobre a água tem que nascer em todos nós, não dá mais para ignorar as futuras consequências do mau uso od recursos naturais.

Beijos querida e obrigada pelo carinho, eu tb adoro o seu blog!

ogatoquepesca.com

Unknown disse...

Ps: Tem sorteio lá no blog!
Beijinhos, beijinhos!
A Garota Veneno!